A Tictel foi fundada em Setembro de 1986 dedicando-se exclusivamente a produção têxtil, em malhas para homem, senhora e criança.

A boa reacção dos seus primeiros clientes à qualidade do trabalho desenvolvido, medida em volume de encomendas, exigiu uma rápida adaptação da Empresa às novas solicitações do seu ainda recente mercado

Em consequência, a Tictel ganhou uma nova dinâmica, da qual resultam novas acrescidas solicitações de clientes, que estão a impulsionar a produção e a exigir o seu crescimento.

Em 1997 a Tictel dá um salto para mais do dobro, com uma dinâmica muito forte faz uma aposta numa nova rede de clientes e fornecedores. Começa a dedicar-se intencionalmente a produtos com valor acrescentado (aposta em matéria primas mais sofisticadas e em acessórios diferentes), mantendo um estilo de produto que ainda hoje continua a ser o produto base da Tictel.

O sucesso que tem vindo a ser natural, deve-se o facto de ter uma procura de matérias-primas e acessórios diferentes, que se complementam com uma qualidade (media / alta) e prazos de entrega muito curtos.